Como escolher o pote certo para o cachorro?

Uma das dúvidas dos tutores, principalmente os de primeira viagem, é: como escolher o pote certo para o cachorro? Tudo isto porque existe no mercado pet uma variedade de modelos, materiais e tamanhos dos comedouros.

Os recipientes para colocar comida e água são dois dos itens mais básicos na vida de um cãozinho. Mas, nem sempre os tutores acertam o tipo de pote ideal para cada animal. Portanto, é importante ficar atento na hora da escolha.

Qual o melhor comedouro para cães?

Antes do filhote chegar em casa, o tutor se prepara e faz todo o “enxoval canino”. Na hora das compras, os itens básicos são os primeiros da lista.

Caminha, para o cãozinho se sentir confortável e em casa; brinquedos simples, para estimular o físico e o mental dos pets; coleira, guia e medalha de identificação, para garantir a segurança do animal; e, claro, os potes para comida e água.

(Foto: depositphotos)

Estes últimos utensílios são de extrema importância para o cachorro, pois eles são os responsáveis pela experiência do animal na hora de se alimentar e de se hidratar.

Por existirem diversos tipos de comedouros, o tutor precisa levar em consideração as características do cachorro e assim comprar o modelo que mais se adapta ao animal. Por isso, é necessário levar em consideração o porte do cão e a velocidade com que ele se alimenta.

Potes para cães pequenos

Shitzu, chihuahua, maltês, yorkshire, são raças pequenas e por isso precisam de um pote que tenha laterais baixas. Quanto maior for a lateral do comedouro ou do pote para água, maior será a dificuldade do animal de porte pequeno conseguir fazer suas refeições.

Potes para cães de grande porte

Já o cão de porte grande não possui problemas com potes de laterais grandes, mas precisa que os potes estejam na sua altura. Isto porque, nesta posição, o cachorro melhora a postura e ainda consegue fazer uma digestão com mais eficácia.

Regularmente os tutores podem encontrar cães grandes comendo deitados próximos aos potes de ração. Eles fazem isso para ficar ainda mais perto da comida. Um pote adaptado para um cão grande vai facilitar a vida do animal, principalmente para os que possuem problemas nas articulações ou refluxo.

Potes para cachorros agitados

Os cães que são muito inquietos acabam fazendo tudo de forma agitada, inclusive suas refeições. Por esta razão, podem sujar todo o chão e até virarem os potes. Para evitar tais situações, é melhor investir em recipientes que sejam pesados, como os de alumínio ou de cerâmica.

Com estas escolhas, os animais podem até continuar com a animação, mas não vão conseguir deixar o ambiente sujo e nem desperdiçar o alimento.

Potes para os pets gulosos

O cachorro come toda a ração do pote em questão de segundos? Ele come tão rápido que depois acaba ficando com ânsia de vômito? Para evitar que isso ocorra, o tutor precisa encontrar um pote específico para o cachorro chamado de comedouro pet fit.

Este utensílio serve para ajudar no controle da ansiedade durante o período de refeição. Além disso, o comedouro pet fit diminui os riscos do animal de sofrer com engasgos, gastrite, vômitos, obesidade, dilatação ou torção do estômago.

Outros tipos de potes

Existem ainda outros dois tipos de potes, o de plástico e o de aço inoxidável. De uma maneira geral, estes dois podem ser indicados para qualquer animal, contando que eles respeitem as características já citadas anteriormente. Contudo, os de aço são mais resistentes, enquanto os de plásticos são mais baratos.

Como fazer um comedouro para o cachorro?

Além de comprar os potes, o tutor pode ainda montar um comedouro para o cachorro. As duas ideias neste artigo são especialmente para cães que fazem muita sujeira quando comem e para facilitar a refeição dos que são de porte grande.

Fazer comedouro para cachorro que suja muito

Esta primeira ideia é feita com tigelas já prontas, especialmente desenvolvidas para os cães e um sousplat – espécie de prato raso que serve de apoio para um prato convencional. A proposta é colar o fundo das bacias nesse prato de maior diâmetro, feito para  ornamentar a mesa de janta.

Após a colagem, é preciso esperar a cola secar para só assim servir a comida e a água do animal. Desta forma, além de deixar o comedouro com um charme a mais, o tutor evita que o cachorro faça muita sujeira pela casa.

Potes para cães de porte grande

Um comedouro para cães de grande porte precisa ser alto, para facilitar as refeições desses animais. Por isso, é indicado adaptar os potes de água e ração em um suporte alto, deixando-os em um tamanho próximo do animal.

Para fazer o suporte, basta o tutor usar caixas de frutas. Entre um tábua e outra, encaixar os potes e, se preferir, pintar ou envernizar as caixas. Desta forma é possível escolher o pote certo  para o cachorro.