Brincadeiras para cachorros dentro de casa

Também nos dias chuvosos ou muito quentes o cachorro precisa de exercício e estímulo físico e mental, mesmo que não seja possível sair para passear e brincar em praças ou no quintal. Para esses casos é sempre útil você saber formas diversas de brincar com seu cão dentro do conforto de casa, de maneira que ele possa liberar sua energia acumulada e aliviar o tédio.

Brincadeira da caça ração

Ao invés de colocar a ração no caco e deixar que o cão coma tudo rapidamente, tente esconder pequenas quantidades de ração pela casa e fazê-lo utilizar seu faro para caçar a ração, encontra-la e come-la. No começo coloque em um local fácil de achar, com o tempo ele vai melhorando no jogo e você poderá esconder em um local mais difícil.

Brinquedos que liberam petiscos aos poucos

Existe no mercado do pet shop uma série de brinquedos, de marcas diferentes, que podem ser recheados com guloseimas e dadas para o cão brincar. À medida que o cão vai mordendo, o brinquedo vai aos poucos liberando a guloseima. É uma ótima saída para entreter seu cão por horas dentro de casa, e fazer gastá-lo energia.

Brincadeiras de jogar e pegar

Brincadeiras para cachorros dentro de casa

Foto: Reprodução

Esse jogo é clássico e não exige muito espaço para se brincar. Corredores dentro de casa costumam ser ótimos para isso, mas você pode jogar o objeto em qualquer lugar e mandar o cão ir buscar. Porém, lembre-se que o piso da sua casa é escorregadio, e isso pode prejudicar a pisada e a coluna do cão, caso ele escorregue com facilidade. Se puder brincar em cima de tapetes seria mais seguro.

Adestramento

O adestramento pode ser um excelente exercício mental para o cachorro, e uma boa sessão, realizada da maneira correta, pode fazer com que ele gaste mais energia do que em uma caminhada. E não precisa ser nada muito longo não, uma série de sessões curtas já irão cansar o cérebro do seu cão e aliviar o stress e o tédio.

Amigo de brincadeiras

Se o seu cão possuir um amiguinho no seu prédio ou perto da sua casa, combine de brincarem juntos no dia chuvoso. Prepare a casa antes, guarde todos os objeto quebráveis ou de valor que estejam ao alcance dos cães, pois a brincadeira pode virar uma grande bagunça.

Passeios de socialização

Se não é possível caminhar ao ar livre, ponha o cão dentro do carro e leve-o para um passeio, vá com ele visitar algum amigo ou familiar, ou até mesmo vá visitar o veterinário, apenas para dar um oi e fazer seu cão interagir com os bichinhos que estiverem por lá. Além de aliviar o stress, o cão vai aprender que ir ao veterinário é algo divertido.

Brinque de esconde-esconde

Você irá precisar da ajuda de outros membros da família para isso. Cada um pega uma boa quantidade de guloseimas e se esconde em algum lugar da casa. Você começa, chamando o cão, e quando ele o encontrar você o parabeniza e dá as guloseimas. Quando elas acabarem você grita “acabou”, para que outra pessoa possa chama-lo, e você pega mais guloseimas e se esconde em outro lugar enquanto ele come as guloseimas que a outra pessoa está dando.