Como treinar o cão na caixa de transporte?

A caixa de transporte é um equipamento utilizado para educação e treinamento dos cães, porém muitas pessoas ainda consideram-na cruel para os animais. No entanto, as caixas de transporte (ou contenção) podem ser consideradas dispositivos de segurança e de treinamento, beneficiando tanto o cão quanto o seu dono.

O equipamento deve ter um tamanho adequado ao seu animal de estimação, de modo que ele possa ficar em pé, dar uma volta, ter espaço para descansar e mastigar o seu brinquedo preferido. Além disso, a qualidade da caixa de transporte também é um ponto muito importante a ser considerado: ela deve ser fácil de desmontar e ter bons trincos.

Como treinar o cão na caixa de transporte?

Os benefícios da caixa de transporte

• Com o treinamento em caixa de transporte, o filhote aprende a ter mais controle da urina e do intestino;
  • O cão transportado no equipamento tem menores chances de se machucar (ou de provocar um) em um acidente de carro;
  • Durante viagens, especialmente em hotéis, onde o seu animalzinho de estimação não pode circular livremente, a caixa de transporte também é muito útil.

Disciplinando o cão na caixa de transporte

A caixa de transporte, assim como todo equipamento, deve ser apresentada ao seu pet da melhor forma possível, de forma gradual e tranquila.

Nos primeiros dias, deixe a caixa aberta e tome o cuidado de prender a porta para que esta não bata e possa assustar o cão, já que isso pode associar a caixa a algo negativo.

Nos pet shops encontramos caixas de transporte de todos os tamanhos, cores e estilos, sendo que as mais comuns são os equipamentos feitos de plástico para transporte aéreo e as do tipo arame entrelaçado que costumam vir com uma bandeja de metal na parte inferior.

Como já foi dito, o tamanho do equipamento é de extrema importância. Se você planeja treinar o seu cão na caixa de transporte, na hora da compra deve escolhê-la pensando no tamanho que o seu pet terá quando adulto. Mas, até que ele cresça, o excesso de espaço deve ser isolado de alguma forma.

O ideal é não deixar o cachorro dentro da caixa de transporte por mais de 1 hora para cada mês de idade do filhote. O tempo máximo que o seu pet pode ficar dentro do equipamento é de 10 horas (1 dia de trabalho do dono) e, após cada sessão dessas, tem que ter 1 hora de exercícios ou caminhada, o que faz muito bem à saúde do seu animalzinho e ajuda a deixá-lo mais disciplinado.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.