Conheça e entenda os sinais dos cachorros

Todos os animais tem uma forma de se comunicar, e com os cães não é diferente, além dos cachorros se comunicarem muito bem entre si, é fácil perceber alguns sinais de que eles também estão se comunicando com as pessoas a sua volta. O cachorro utiliza as suas ferramentas, como latidos, olhares, rosnados, gemidos, abanando o rabo, atitudes, levantar/abaixar o rabo, empinar a cabeça, farejar, entre outros.

Separamos aqui os principais sinais emitidos pelo cachorro, que irão facilitar ainda mais na compreensão entre o dono e seu cachorro (que só falta falar).

Conheça e entenda os sinais dos cachorros

Latidos e suas várias formas

Latidos com intervalos de 10 a 15 segundos ocorrem quando o cachorro está querendo alguma coisa, de um modo geral o cão mostra ao dono a sua vontade, como por exemplo, comida, ossinho, brinquedo, passear ou água.

Latidos rápidos a cada 5 segundos ou menos indica que o cachorro está em alerta e busca chamar atenção do dono para algo. Se as orelhas estiverem para atrás é mais um sinal de que algo importante está acontecendo. Exemplo, pode ser algum animal por perto ou até mesmo alguma pessoa estranha na frente do portão. Latindo sem parar acompanhado de rosnados é o sinal de que o cachorro pretende atacar.

Uivar

Uivar pode significar algumas coisas, como interesse em alguma cadela no cio (próximos ao cão). Solidão, quando o cachorro se sente muito solitário, passa a maior parte do tempo sozinho ou não ganha muita atenção de seus donos os seus uivos são uma forma de queixa, resmungo e reclamação de que também quer atenção e um tempo dedicado a ele. Uma forma de se comunicar com outros cachorros das redondezas.

Gemidos e choros

Gemer baixo é um sinal evidente de sofrimento e dores, algo não está certo com o cachorro e ele não se sente bem, já gemer alto é sinal de muita dor.

Chorar é impaciência, medo de algo e solidão, chorar baixo pode ser sinal de algum ferimento e chorar alto pode ser muita ansiedade.

Orelhas e seus sinais

Orelhas empinadas é sinal de atenção e curiosidade (ele está querendo/buscando algo). Orelhas empinadas para trás é quando busca reconhecer/identificar algum barulho atrás dele. Grudadas na cabeça é sinal de que está bravo e pretende atacar.

Olhares e rabos

Olhar fixo é curiosidade e atenção em alguma coisa que está acontecendo. Olhar com o canto dos olhos é sinal de que algo está incomodando, o cão possivelmente está desconfiado de algo.

Rabo balançando é quando o cachorro está de bem com a vida, feliz e simpático, em contra partida também pode significar desconfiança e aceitação/conhecendo alguém. Rabo entre as pernas é sinal de medo, algo não está certo, submissão, e rabo na horizontal, é típico de cães de caça quando estão de olho em alguma coisa.

Lambidas

As lambidas têm significados múltiplos, afinal os cachorros usam suas línguas para vários afazeres, como se limpar, demonstrar afeto e submissão ao dono e se estiver lambendo as patas ou alguma parte do corpo constantemente, pode estar estressado.

Cheirando o traseiro de outro cão

Os cachorros se identificam pelo cheiro, e quando um cão cheira o traseiro do outro é uma forma de cordialidade, de identificar o outro cachorro.

Outras demonstrações físicas

• Dormir de barriga para cima é sinal de calor ou de segurança, o cão se sente confortável em dormir deste jeito.
  • Cutucar o dono com o focinho é sinal de quer carinho e atenção, brinque e converse com o seu cachorro.
  • Morder/segurar as mãos do dono é sinal de brincadeiras, o cão quer interagir com o dono.