Dicas de como ter um cachorro calmo

Todos os dias quando chegamos em casa do trabalho, escola, faculdade, viagem ou até mesmo de uma ida rápida a casa da vizinha, nosso cachorro cria uma recepção calorosa, muitas vezes enlouquecedora. O cachorro pula, morde, late, pega o brinquedo favorito, entre outros, tudo isso para mostrar a satisfação em ter o seu dono de volta.

Agora o que queremos saber é: como devemos tratar o nosso cachorro para que ele fique mais calmo e tranquilo? Antes é preciso saber que cães captam muitas vezes a energia do ambiente onde vivem, por exemplo, cães de donos idosos tentem a ter um comportamento mais tranquilo, enquanto que cães de famílias agitadas (com crianças cheias de energia), não param um segundo e fazem barulho na mesmo proporção de que a sua família.

Dicas de como ter um cachorro calmo

Mostre ao cachorro quer ser calmo é prazeroso

Quando o cachorro estiver calmo, tranquilo e deitado em algum canto, dê um petisco sem agitar e atiçar o cachorro, praticando esta técnica diariamente o cachorro irá associar aquele momento de tranquilidade a premiações de petiscos, de preferência não mais que dois petiscos por dia.

Dê carinho quando o cachorro estiver calmo

Sempre que você chegar em casa e ver atitudes enlouquecidas do cachorro aguarde ele se acalmar para então dedicar um tempo de carinho, do contrário, você estará incentivando o cachorro a manter aquele comportamento impulsivo e agitado. Continue utilizando este hábito de dar carinho e atenção ao cão sempre que ele estiver mais calmo e relaxado, valendo também para momentos da hora da comida, passeios na rua, etc.

Pratique exercícios e brincadeiras com o cão

Todos os dias é importante passear com o cachorro. Dedique um tempo a ele para que assim, tanto o cachorro quanto o seu dono tenham maior qualidade de vida, praticando exercícios e fazendo caminhadas. Lembre-se que quanto mais energia o seu cachorro queimar na rua e brincando nos momentos certos, menos energia ele terá para latir para as visitar ou fazer bagunça no quintal ou dentro de casa. Dica: se o dono não tem tempo para passear com seu cachorro diariamente, contrate um passeador de cães.

Sugestões de brincadeiras: lave bem algum brinquedo do seu cachorro e coloque no congelador, quando o brinquedo estiver bem gelado entregue para o seu cão brincar, isso irá deixar ele animado e no verão ainda trará frescor para ele. Outras brincadeiras como esconde-esconde e cabo de guerra também podem ajudar a gastar a energia do cão.

Comida duas vezes ao dia e ossos para roer

Dê comida duas vezes ao dia, isso irá ajudar a acalmar a ansiedade do cachorro, que muitas vezes pode acontecer por motivo de fome. O osso é ideal para aqueles cães que adoram roer o pé de alguma mesa, cadeira ou sofá e, além disso o osso, ainda ajuda na saúde dos dentes do cachorro, evitando a proliferação de tártaro, restos de comida e bactérias.

Nada funcionou? Procure um veterinário

Se caso o dono for aplicando todas estas dicas, e o cão continuar agitado, uma ótima opção é buscar ajuda de um profissional, como um veterinário. Muitos costumam indicar medicamentos à base de florais como forma de calmante.