O cachorro fez algo de errado – Como devo corrigi-lo?

Não devemos usar o termo castigar, e sim estabelecer limites ao cãozinho, em relação aos comportamentos que ele fizer quando estiver fora do aceitável por seus donos, afinal de contas nós sabemos que educar um cachorro não é tarefa fácil e cabe aos donos essa função, sempre visando a qualidade de vida para o cachorro e todos a sua volta.

Não deixe o seu cachorro isolado como forma de punição

Os cachorros adoram interagir e se divertir com seus donos e outros animais, e por isso odeiam ficar isolados.  Associar o isolamento ao castigo não é algo benéfico ao animal, afinal diariamente os donos vão trabalhar e o cachorro acaba tendo que ficar muitas vezes, sozinho, desta forma o cachorro pode associar que toda vez que ficar sozinho está sendo punido por algo, se sentido cada vez pior.

O cachorro fez algo de errado - Como devo castigar?

Foto: Reprodução

O ideal é criar formas de deixar o cachorro contente sempre que não estiver ninguém em casa, isto irá causar menos sofrimento durante aquelas horas de solidão, diminuindo os riscos de ansiedade, compulsões e até mesmo depressão. Uma ótima dica é dar um petisco antes de sair de casa ou brinquedo.

Corrija o cão no momento do erro

Se o cachorro adora latir para as visitas logo que chegam na sua casa, saiba que este é o momento certo para corrigir as atitudes do cachorro, repreenda no momento certo, fazendo o cachorro compreender que todas as vezes que ele cometer certos atos, os mesmos serão repreendidos. Chame atenção do cachorro de forma gradativa, isso irá fazer o cachorro perceber com o tempo quais são os atos que ele comente que tanto incomodam os seus donos.

Dedique um tempo para ensinar o certo para o cão

Se o seu cachorro vive dentro de casa, lembre-se da importância de leva-lo para o quintal várias vezes ao dia, de preferência em horários específicos, para a sua higienização, afinal não adianta brigar com o cachorro que faz suas necessidades biológicas dentro de casa se não foi ensinado a ele que existe um quintal com grama para isso.

Se o cachorro pula nas visitas para receber atenção, a dica é ensinar o cão a ficar mais calmo para receber o carinho das visitas, recompense o cachorro, sempre que obter a atitude adequada. A repressão ao cachorro mais adequada, é aquela que cause susto ou desconforto ao cachorro, sem machucar ou traumatiza-lo.

Se após inúmeras tentativas ao longo de alguns meses o cachorro não se comportar adequadamente, a solução é buscar ajuda de um profissional, como um adestrador de cães.