Raças que mais latem

Todos os cachorros latem independentemente da raça e isso é um fato. Entretanto existem algumas raças que costumam latir mais que outras. Se você é do tipo de pessoa que costuma se incomodar bastante com cachorros que latem demais, então talvez seja bom você analisar bem qual a melhor raça de cachorro para você criar.

Quais são as raças de cachorro que latem mais?

As raças de cachorros de pequeno porte são as que costumam latir mais. Em primeiro lugar estão os terriers, Yorkshire, West Highland e Cairn. Depois estão as raças Poodle e Chihuahua. Existem também algumas raças de grande porte conhecidas pelos latidos, como o Pastor de Shetland e o Setter Irlandês.

Raças que latem menos

Existem as raças mais indicadas para quem não gosta de muito latido de cachorro. Entre elas, podemos citar o Golden Retriever, Buldogue Francês, Buldogue Inglês, Pug e Bloodhound. Podemos citar ainda uma raça de cachorro que pode ser chamada de exceção, que é a Basenji. Os cães dessa raça são conhecidos como “cachorro mudo”, pois não latem nunca. Porém, é uma raça bastante agressiva, por isso não é muito indicada para quem tem criança em casa, nem para donos medrosos.

Situações que fazem os cachorros latir mais

Raças que mais latem

Foto: Reprodução

Embora a raça seja um fator importante para saber se seu cachorro irá latir muito ou não, é importante lembrar que às vezes o excesso de latido é causado por alguma situação de estresse para o animal. Aprenda quais situações são essas e evite-as para que os latidos possam diminuir.

A principal causa de latido na maioria dos cães são estímulos naturais, como barulhos. Ao ouvir alguém batendo na porta, por exemplo, o cão se assusta e então começa a latir em resposta. Para evitar isso você pode adestrar seu cão, assim ele não vai latir em excesso, nem em momentos muito inadequados. Use de reforços positivos para o adestramento, ensinando-o quais comportamentos são permitidos e quais não são.

Para aqueles cães que latem sempre que alguma pessoa chega perto, o ideal é socializar ele com humanos e outros animais, em locais comuns como um parque, ou na sua casa. Assim, aos poucos ele vai aprendendo a latir menos sempre que alguém se aproximar.

Geralmente cachorros latem também quando estão precisando de alguma ação básica, como comer, beber água ou fazer suas necessidades. Fique atento a esses detalhes, e assim que ele latir o responda, dando o que ele precisa. Assim ele irá aprendendo a latir menos.