Saiba como acostumar o cão a uma nova cama

Enfim o filhote, tão esperado pela família, chegou em casa! Para os humanos, o fim de uma grande expectativa, enquanto que para os animais um mundo totalmente novo. A cada passo uma nova descoberta para os pequenos: são pessoas nunca antes vistas, a ausência da mãe e cães irmãos, entre outras “novidades”.

Uma dessas ocorre na hora da soneca: dormir sozinho. Os cães sempre dormem amontoados, pois se esquentam e se protegem dos perigos da noite. Por isso, ao verem que precisam dormir sozinhos, filhotes tendem a ficar com medo e a chorar. É aí que alguns tutores acabam colocando esses animais para dormir junto a eles. Bom, aí já viu: posteriormente, dificilmente os cães não querem mais sair da cama do seu dono.

Por essa razão, muitos donos se decepcionam ao comprar a caminha própria para o amiguinho de quatro patas, uma vez que eles preferem a cama ou o sofá dos tutores. Mas, não é pelo fato dos cães não querem o novo espaço de imediato que você deve desistir de incentivar o uso dele.

Cães sempre dormem amontoados, pois se esquentam e se protegem de perigos

Caminha: Um novo mundo

É ideal que o cão tenha um espaço só para ele. Mesmo que, a princípio, seja um mundo novo e, por isso, cause estranhamento e resistência do pet, com o tempo ele acostuma com o novo local. Para que isso ocorra, você precisará ajudar seu amigo. Se você desistir, ele não aprenderá sozinho.

Dicas para acostumar o cão

• Fazer com que o pet acredite que a caminha é um bom lugar só será possível se você associar este espaço a boas coisas. Sendo assim jogue petiscos no novo espaço, elogie o seu amiguinho quando ele estiver deitado em cima da cama nova etc;
  • Preste atenção no tecido do produto, se seu cão for peludo e calorento não compre caminhas recobertas com panos grossos. Caso contrário, dificilmente o animal vai se acostumar a um local que ele não se sente bem;
  • Os cães, assim como os humanos, gostam de conforto. Tendo em vista essa preferência, na hora de comprar a caminha, opte pelas mais fofinhas e espaçosas. Obviamente que o tamanho deve ser maior que do seu cão, para que ele não precise fica todo recolhido;
  • Assim como o pet se acostumou com sua cama, faça ele se adaptar ao novo espaço. Se for preciso cubra a caminha com algum pano que possua um cheiro familiar para o cão. Pode ser uma blusa sua ou um cobertor conhecido por ele;
  • Tenha paciência em ensinar o seu bichinho de estimação. Ele não vai aprender da noite para o dia que tem de dormir em um outro lugar. No período da noite, leve a cama para o seu quarto e se o seu cachorrinho subir na sua, retire-o e coloque-o na caminha dele. Com a repetição, seu amigo entenderá que a partir de agora ele tem um espaço próprio.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.