Saiba quais são os cheiros que os cachorros não gostam

Ter um cão em casa implica em que, às vezes, o animalzinho esteja em certos lugares que não devam ou subam em móveis. Como sabemos, os cachorros possuem um forte sentido de olfato que é utilizado para a busca e caça, mas que também pode servir para que você impeça que o animal de estimação esteja onde não deve estar dentro de casa.

Trata-se de uma boa maneira de fazer o cãozinho mudar de ideia sem utilizar-se de repreensões.

Saiba quais são os cheiros que os cachorros não gostam

Foto: Pixabay

Aromas que os cachorros não gostam

Cheiros cítricos

A maioria dos cachorros odeia os cheiros cítricos, como o do limão ou da laranja, principalmente se forem concentrados. Se você quer evitar que o seu cãozinho se aproxime dos móveis, pode borrifá-los com extratos ou deixar umas cascas de laranja ou limão nas poltronas, por exemplo.

Embora seja uma boa opção por afastar os cães, o preparado cítrico não faz nenhum mal a eles. Você pode extrair um pouco de suco de limão, misturá-lo com um pouco de água e borrifar no local desejado.

É importante lembrar que os cítricos podem manchar tecidos ou afetar algumas plantas, por isso, é melhor pesquisar antes de utilizá-los sobre um objeto.

Vinagre

O vinagre pode ser insuportável para o olfato dos cães e, se você quiser utilizar o produto para afastá-los, poderá colocar em recipientes abertos e deixar nos ambientes externos. O vinagre é recomendado para proteger as plantas contra os cães e gatos.

Amoníaco

O amoníaco divide opiniões: alguns afirmam que o produto funciona como repelente; outros dizem que o aroma de amoníaco faz com que os cachorros marquem o território nas regiões onde você o borrifou. Isto ocorre porque o amoníaco possui um aroma bem parecido com o da urina, embora mais concentrado.

É importante ressaltar que este produto pode ser bastante nocivo para cães e humanos e, por isso, seu uso deve ser evitado.

Álcool

A maioria dos cachorros não gosta do cheiro do álcool, pois é muito forte. A dica é embeber bolinhas de algodão com o produto e colocá-las nos lugares em que você deseja que o seu cão fique longe.

Pimenta

A pimenta, especialmente aquela que é bem picante, contém uma substância que é irritante para o nariz dos cães. Assim sendo, os animais evitam todos os objetos que tenham o aroma de pimenta.

A pimenta chili em pó pode ser polvilhada em locais que não estejam ao alcance do cãozinho, para evitar que o pó atinja o seu nariz, boca ou olhos.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.