A importância de passear com o cachorro

Mesmo quando se mora em um local com quintal enorme, com bastante espaço para o cão correr e gastar suas energias, o passeio é indispensável e fundamental para a saúde física e psicológica do seu cão.

Quintais grandes x caminhada

Ao contrário do que a maioria dos donos pensam, possuir um quintal grande não anula a necessidade dos passeios com o cão, pois o quintal, independente do seu tamanho, possui uma delimitação física. O cão precisa explorar, ver novos lugares, novas pessoas, estar em contato com o mundo.

Ficar todos os dias o tempo inteiro no mesmo quintal também pode ser entediante para o cão, isso o desmotiva a querer se exercitar, e o acumulo de energia faz com que ele fique frustrado e comece a latir e destruir as coisas. Por este motivo, é sempre importante leva-lo para passear, conhecer novos ares e gastar suas energias caminhando por lugares novos e interessantes para ele.

A importância de passear com o cachorro

Bons passeios x maus passeios

Nem todos os passeios são bons. Alguns podem ser relaxantes e ensinar ao cachorro a submissão, enquanto outros podem ser tensos e ensinar ao cachorro a dominância. Se não é você quem puxa seu cão nos passeios, mas sim ele que te puxa, que para quando quer, cheira o que bem entender e marca o território em todos os lugares, late e avança em cães e pessoas, então isso é um mal passeio e não vai deixar o cão relaxado, mas sim cansado.

Dicas para ter um bom passeio

• É normal que o cachorro se agite quando ver a coleira. Espere ele se acalmar para poder sair de casa. No começo pode demorar bastante, mas com o tempo ele vai entender que precisa relaxar para vocês saírem.
  • Nunca permita que o cachorro saia da casa na sua frente, pois assim é ele quem vai conduzir o passeio. Você precisa sair primeiro, e sempre manter-se na frente, puxando ele.
  • Se outro cão passar na frente de vocês, mude de direção. Além de evitar um confronto entre os cães, você o fará entender que é você quem lidera o passeio.
  • Prefira utilizar coleiras de pescoço para guia-lo com mais facilidade, pois as coleiras de peitoral fazem com que o cão tenha maior controle no passeio.
  • Aproveite o passeio com calma, e saiba ter postura – isso é o mais importante de todas as técnicas para mostrar ao seu cão quem é que manda.

Motivos para passear com seu cachorro todos os dias