Como cortar as unhas do cachorro?

Manter as unhas do cachorro em dia é um cuidado básico de saúde, pois, quando elas estão grandes, causam desconforto no animalzinho quando ele se movimenta e podem quebrar e causar infecção. Além disso, cortar as unhas do seu pet evita que elas fiquem presas em pisos, tapetes e carpetes, o que pode ocasionar encravamento, sangramento e remoção da unha presa. As unhas muito grandes também podem envergar e, além da dor, isto influencia na postura do animal.

No geral, os cães que não passeiam frequentemente, os mais idosos ou que vivem em contato com superfícies lisas precisam de mais cuidados com as unhas.

Cuidados na hora de cortar as unhas do cão

As unhas do cachorro devem ser cortadas desde cedo, para que ele se acostume e fique tranquilo na hora de cortá-las. A unha dos cães possui vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central (sabugo), por isso, é preciso ter bastante cuidado no momento de cortá-la.

Como cortar as unhas do cachorro?

Foto: Pixabay

Aconselha-se que a unha do cão seja cortada desde filhote, a cada uma ou duas semanas. Cortar as unhas regularmente vai evitar os problemas citados e ainda que a veia também seja cortada. A veia cresce à medida que a unha aumenta e, se ela ficar sem cortar por muito tempo, a veia ficará mais próxima da extremidade, correndo o risco de também ser cortada. Se o seu cão tiver as unhas claras, é mais fácil enxergar a parte onde corre o sangue; já se o seu pet tem unhas de cor escura, o cuidado deve ser redobrado.

Veja como cortar a unha do cachorro

Imagem: reprodução/internet

No geral, a hora de cortar a unha do nosso animalzinho de estimação é quando ela começa a fazer barulho quando bate no chão. Os cães que vivem em apartamento normalmente precisam cortar as unhas mais vezes, pois os animais que vivem no quintal conseguem “afiá-las” naturalmente quando estão em contato com o cimento.

Antes de cortar as unhas do cachorro, é preciso acostumá-lo a ser tocado nas patas. Gradativamente, tenha mais cuidado com esta parte, fazendo uma massagem de leve na almofada e depois toque nas unhas, até que o cãozinho esteja confortável com isso.

Corte de unhas para cães

Primeiramente, você precisará de uma guilhotina ou alicate específico para unhas de cachorros, uma lixa e pó hemostático para estancar o sangue. Saiba como cortar as unhas do seu pet:

• Escolha um momento em que o seu cachorro esteja calmo e tranquilo, como após um cochilo;
  • Pegue a patinha dele e segure com firmeza, mas também com suavidade, sem machucá-lo. E não brigue com ele nesse momento, para que ele possa associar o corte das unhas a algo positivo;
  • Comece pela extremidade da unha e corte só a pontinha, tomando cuidado para não chegar ao sabugo. Lembre-se de ter cuidado redobrado no caso de unhas pretas e escuras;
  • Se descamar, pegue a lixa e dê o acabamento;
  • Se você cortar o sabugo, aplique com pressão um pedaço de algodão com pó hemostático. Consulte o veterinário caso o sangue não estanque;
  • Lembre-se de cortar a unha do esporão, localizada na parte interior da pata;
  • Recompense o seu cão com algum petisco e bastante carinho.
  • Caso você não se sinta seguro para cortar as unhas do seu cãozinho, leve-o ao veterinário.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.