Como sei a idade do meu cachorro?

Sempre que adotamos um cachorro que foi encontrado na rua, ou que apareceu na nossa casa, nós não conseguimos saber de cara quantos anos o cachorro tem. Isso é uma informação importante para tomar conta da saúde do cachorro, saber quais remédios necessários, quais doenças podem surgir logo ou não, coisas do tipo. Existe sim um jeito de descobrir qual é a idade desses cachorros! Claro que é impossível descobrir em que dia o cão nasceu, mas podemos estimar a idade dele. Aprenda conosco.

Examine os dentes

Assim como de qualquer outro animal – inclusive ser humano, os dentes podem ajudar a identificar qual a idade do cachorro. Primeiramente, o grau de crescimento do dente ajuda a descobrir em que fase do desenvolvimento o cão está. Se o dente já for grande, podemos entender que o cão é adulto, se for um pouco menor, é ainda um filhote ou adolescente.

Outra coisa importante que nos ajuda a identificar a idade do amigo é a quantidade de tártaro no dente. O tártaro deixa os dentes amarelados e gastos, e quanto mais tártaro tiver, mais velho é o cachorro. Através de uma escala é possível identificar a idade aproximada do cão através do tártaro. Porém, essa técnica não é muito certeira, pois é óbvio que o estado dos dentes depende muito da saúde do cão, da alimentação dele… É possível que um cão adolescente e doente apresente dentes amarelados como os de um cão adulto.

Dicas para identificar a idade do seu cão através dos dentes

Como sei a idade do meu cachorro?

• Cães de até 8 semanas de vida ainda possuem todos os seus dentes de leite.
  • Aos 7 meses de idade, todos os dentes do cão já são permanentes, não existe mais nenhum de leite. São todos brancos e limpinhos.
  • Entre 1 e 2 anos os dentes vão ficando mais firmes e mostrando alguns sinais de que estão ficando amarelados.
  • Entre 3 e 5 anos praticamente todos os dentes estarão bastante amarelados, e alguns devem estar bem desgastados.
  • Quando os dentes estão muito desgastados e com sinais de doenças bocarias, como cárie, é possível que o cão tenha entre 5 e 10 anos.
  • Quando o cão já está na velhice, entre 10 e 15 anos de idade, os dentes se encontram bem mais amarelos e desgastados, e alguns podem estar faltando.

Levando ao veterinário

A partir de uma análise física completa e exames dos ossos, músculos, juntas e órgãos internos, o veterinário consegue identificar com mais precisão qual é a idade do seu cão. Quando os cães já possuem bastante idade, eles apresentam alguns sinais físicos bem aparentes. Os olhos se tornam opacos, muitas vezes com sinais de catarata. Os pelos começam a ficar cinza ou brancos – principalmente na região do focinho e no rosto. A pele do animal também começa a perder a elasticidade que tinha antes.