Zoonoses – O que são?

Zoonoses (palavra de origem grega, sendo zoon = animal; nosos = doença) são doenças que podem ser transmitidas aos animais vertebrados e ao homem. Incluem doenças que podem ser transmitidas por diversos micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias. As zoonoses podem ser Antropozoonozes, que são doenças primárias nos animais e que podem ser transmitidas aos homems, e Zooantroponoses, doenças primárias nos homens e que podem ser transmitidas aos animais. As primeiras zoonoses foram desencadeadas a partir do momento em que o homem dominou o pecuarismo e a agricultura, deixando de viver como nômade e se instalando perto de fontes de água e alterando esses ambientes.

Zoonoses – O que são?

Principais animais transmissores

Os principais animais transmissores destas doenças aos homens incluem os morcegos, cachorros, gatos, ratos, insetos e aves.

Pessoas com mais risco de adquirir as doenças

As pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado correm mais risco de adquirir uma zoonose ou desenvolver uma doença mais séria. Dentre essas pessoas, podemos citar as seguintes:

• Mulheres grávidas;
  • Idosos;
  • Bebês e crianças muito jovens;
  • Pessoas que apresentam condições médicas crônicas, como diabetes mellitus, insuficiência renal crônica, cirrose hepática ou outra doença hepática crônica;
  • Pessoas infectadas pelo HIV;
  • Pessoas recebendo quimioterapia, transplantados e outras que estejam fazendo uso de medicações imunossupressoras.

Cuidados para evitar as zoonoses

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar as zoonoses. Confira a seguir:

• Os donos de animais domésticos devem levá-los constantemente ao veterinário para verificar se está tudo certo. O animal de estimação deve receber um exame semestral ou anual para mantê-lo saudável;
  • A alimentação do animal de estimação deve ser feita com cuidado: alimente-o com uma dieta de qualidade e evite alimentos crus ou com carne ou leite não pasteurizado;
  • Os animais de estimação devem tomar todas as vacinas necessárias;
  • Não entre em contato com animais doentes e evite se expor em locais (matas, bosques, florestas) com presença de animais silvestres;
  • Utilize vermífugos recomendados pelo veterinário em seu animal de estimação, além de aplicar algum anti-pulga adequado;
  • Não deixe que o animal de estimação beba água fora de casa ou coma fezes de animais;
  • Use luvas ao limpar resíduos do seu animal e sempre lave bem as mãos.

As principais zoonoses

Dentre as zoonoses mais comuns, pode-se citar as seguintes: leishmaniose, leptospirose, hantavirus, febre amarela silvestre, raiva, toxoplasmose, esquistossomose e sarna.

Conheça algumas doenças que atingem humanos e cachorros:

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.