, ,

A primeira consulta do filhote ao veterinário

A primeira consulta do cachorro filhote ao veterinário costuma ser uma experiência estressante para o animal, no entanto, é a melhor forma de manter tanto o dono quanto o seu cachorro mais tranquilos. O dono deve ficar atento a eventuais problemas de saúde do cãozinho, garantindo também que as visitas ao veterinário sejam de rotina. Independentemente de as visitas serem rotineiras ou por motivo de doença são essenciais para garantir qualidade de vida para o cachorro ao longo de sua vida.

A primeira consulta do filhote ao veterinário

Como encontrar o veterinário certo?

O veterinário escolhido deve ser um profissional que ame os animais acima de tudo. Se você for marinheiro de primeira viagem, uma ótima dica é buscar indicação de algum amigo. Ao selecionar o profissional adequado para cuidar do seu cachorro, fique atento a sua clínica, se é bem limpa, se possui organização, conheça o canil da clínica aonde ficam hospedados os cachorros em um período pós cirurgia e até mesmo como a clínica descarta animais que venham a falecer.

Porque devo levar o cachorro ao veterinário?

Quando o cachorro ainda é um filhote é importante levar ao veterinário para que o mesmo avalie através da consulta e de exames como está a saúde do cachorro, aplicando vacinas, pesando, realizando a vermifugação, trazendo dicas de alimentação mais adequada para a raça e idade do filhote, cuidando dos dentes, e até mesmo dicas de como educar o cachorro da melhor forma ou até mesmo dicas sobre algum adestrador, entre outros assuntos que envolvam o pet.

O ponto principal é prevenir que algo de errado aconteça com o cachorro, por isso, os veterinários de um modo geral realizam algumas perguntas ao dono para avaliar as condições onde o cachorro vive, de modo que seja possível evitar o que possa estar acontecendo de errado.

Use caixa de transporte para levar o cão ao veterinário!

A caixa de transporte é muito utilizada para levar cães e gatos ao veterinário e deve ser utilizada sempre que o animal for colocado dentro do veículo. Dentro da caixa de transporte deve conter um pano ou algum tipo de proteção para o cachorro não escorregar e nem se machucar durante o percurso até a clínica.

Perguntas importantes para fazer ao veterinário

• Qual é a marca de ração ideal para o filhote?
  • Como devo dar banho? A partir de quantos meses é possível e de quanto em quanto tempo?
  • Esclareça todas as suas dúvidas sobre gravidez, cio, e castração de cachorros.
  • Como funciona a aplicação de microchip?