Dicas de como socializar filhotes

Os filhotes de cachorros se socializam com pessoas e outros animais de forma diferente, isto é, através do olfato, vocalização e linguagem corporal. A socialização de um filhote de cachorro acontece quando o acostumamos com o mundo ao seu redor, ensinando a ele algumas maneiras de como se comportar, sem que para isso ele fique assustado ou agressivo em determinado local ou situação.

Imprinting entre mãe e filhote

Um detalhe importante é saber que um filhote só deve se separar de sua mãe e irmãos após o quarto mês de vida (no mínimo), caso contrário a falta de um imprinting pode ocasionar problemas psicológicos, de comportamento, comunicação e até mesmo aumento de agressividade, afinal o cachorro não irá saber como se comportar.

O imprinting é a fase que ocorre entre o filhote e a mãe, onde todo o desenvolvimento social canino do filhote, como comportamento e comunicação entre cachorros irá se aflorar e é neste período que o cachorro aprende a ser um cachorro. Esse é um laço que jamais deve ser cortado.

Dicas de como socializar filhotes

Foto: Reprodução/Internet

Socialização entre filhotes

Socializar o seu pequeno filhote com outro filhote é uma ótima opção, tendo em vista que a agressividade de ambos é quase inexistente e levada na brincadeira, um irá aprender com o outro reforçando ainda mais o laço de amizade entre eles.

Socialização de filhotes com cães adultos

Acostume os cães levando ambos a um parque, mostre ao filhote que existem outros cães e humanos, e que é preciso respeitar o espaço de cada um. Além disso, crie uma convivência entre os pets fazendo com que o filhote se acostume com o ambiente, e com o seu amigo mais velho. Uma ótima dica é fazer os primeiros encontros com uma focinheira no cão adulto (no caso de ser muito grande) e assim que for ganhando confiança com a convivência entre ambos, retire a focinheira.

Realize passeios, receba visitas

Outra forma de socializar o seu filhote com o mundo a sua volta é realizando passeios, brincando, fazendo com que o animal entre em contato com ambientes diversos, com pessoas e animais. Não obrigue o cão a brincar com outros animais, deixe que o animal decida se quer se enturmar ou não. Dê recompensas ao pet sempre que obter bom comportamento e repreenda caso demonstre agressividade.

Caso o pet não consiga se socializar com outras pessoas e animais, uma ótima dica é procurar um veterinário e até mesmo buscar métodos de adestramento.