, , ,

Chow chow – Saiba tudo sobre esta raça

O chow chow é uma das raças mais antigas que existe. De acordo com a American Kennel Club (AKC), esse cão teria mais de dois mil anos de idade e seria um resultado do cruzamento entre o mastiff antigo do Tibete e do samoyed.

Quando surgiu na China, era usado para diversas funções, como guardiões, companheiros de caçadores e para puxar carroça. Além destes trabalhos, os chineses, cruelmente, usavam cachorros dessa raça para servirem de alimentação e para vestimenta.

Temperamento e personalidade do chow chow

Esta raça possui um temperamento bem diferenciado dos demais cães. O chow chow exige socialização e treinamento logo cedo, nos primeiros meses de vida. Trata-se de um cachorro forte e determinado, por isso precisa de um tutor de pulso forte e obstinado.

“Os cachorros chow chow são naturalmente bem comportados, raramente destrutivos ou desobedientes. Por causa de seu bom comportamento, alguns proprietários sentem que o treinamento não é necessário. Quando um chow não treinado atinge a adolescência, ele pode se recusar a aceitar a autoridade“, alerta os profissionais da AKC, no site do órgão.

Por ser um cachorro independente, o chow chow vai querer seguir as próprias vontades

Uma característica dessa raça é a língua e gengiva da cor azul (Foto: Pixabay)

Com relação a personalidade dessa raça é possível dizer que é semelhante a do gato. Isto porque são independentes, teimosos e também não possuem muita ansiedade em agradar o tutor como as outras raças. Portanto, a pessoa ideal para criar um cachorro desse é aquela que não quer um cão subordinado aos seus desejos. Apesar disso, é um animal muito leal e protetor à família.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um chow chow?

Dependendo da localidade do Brasil, o chow chow pode variar de preço. Os valores costumam alternar entre R$ 1.500 a R$ 4 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Apesar de ser um cachorro de porte grande, trata-se de um animal com pouco nível de energia e bem reservado. Por estas razões, a raça é apropriada para morar em apartamentos. Contudo, é importante que o tutor ofereça ao cãozinho longas caminhadas diariamente.

3. É um bom companheiro para crianças?

O chow chow não é um cachorro com muita paciência, podendo responder de forma agressiva ao estresse. Por esta razão, se a criança não souber respeitar os limites do cão, pode correr o risco de se machucar. Neste sentido, é mais indicado que o cachorro conviva com crianças mais velhas.

4. Chow chow late muito?

De acordo com a AKC, esta raça é silenciosa. Tal característica favorece para que este animal more em apartamentos, pois é um animal que não faz muito barulho. Reservado, os latidos desse cachorro são usados apenas em ocasiões especiais, como na chegada de algum estranho.