, , , ,

Poodle – Saiba tudo sobre esta raça

De acordo com um levantamento feito com os 108 mil cães cadastrados na base de clientes da DogHero – plataforma digital que oferece hospedagem domiciliar para cachorro -, o poodle é o quarto cão mais popular no Brasil. Mas, o que será que faz desse animal uma raça tão querida para os brasileiros?

Segundo a American Kennel Club (AKC), esta é uma raça muito ativa, mas ao mesmo tempo gosta de agradar os tutores. Essas características devem ser algumas das que explicam o porquê desse pet ser muito popular.

Temperamento e personalidade do poodle

Vale ressaltar que existem tipos de poodle e cada um possui características diferentes com relação ao temperamento e personalidade. De uma maneira geral este cão é inteligente, ativo, de fácil treinamento e orgulhoso.

Excelente companheiro para toda família, o poodle se dá bem com crianças e até idosos

Todos os padrões de poodle vivem em alerta e adoram brincadeiras (Foto: depositphotos)

Contudo, as variações desta raça podem ter aspectos mais destacáveis. Por exemplo, de acordo com o livro “Cães – Guia de Raças”, de Chas Newkey-Burden, o poodle médio é o mais esperto, obediente e cheio de energia. Adora correr, nadar e de interagir com outros animais de estimação.

Ainda segundo esta obra, o poodle anão é brincalhão e vivaz. Tem tendência a afeiçoar-se a uma pessoa da família, sendo leal e sensível a esta. Além de tudo é dócil e obediente, sendo uma excelente opção para famílias com crianças.

Há ainda o poodle toy que apesar do tamanho reduzido é o mais autoconfiante de todos. É mais agitado e, se não passar por uma boa socialização e disciplina, pode se tornar um cão nervoso e imprevisível.

Além destes três tipos de poodle já citados, há ainda duas variações que são mais raras, são elas: o poodle standartd, um animal inteligente, bondoso e submisso ao adestramento; e o poodle encordoado, que possui características ideais para servir como cão de companhia.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um poodle?

Por ser muito comum no Brasil, pode-se imaginar que esse é um cachorro relativamente barato. Porém, em canis o preço do cachorro dessa raça pode chegar até R$ 4 mil.

Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Trata-se de um cachorro de porte pequeno ou médio e por isso não ocupa tanto espaço em casa. Além disso, é um cão que se adapta facilmente em qualquer ambiente.

3. É um bom companheiro para crianças?

Excelente companheiro para toda família, este cão se dá bem com crianças e até idosos. Apesar de brincalhão, o poodle vai saber dosar as atividades dependendo de quem esteja dividindo o tempo com ele.

4. Poodle late muito?

Esta raça pode estranhar pessoas desconhecidas e, consequentemente, latir em excesso. Contudo, esta característica pode ser controlada com um bom treino logo nos primeiros momentos que o animal chegar em casa.