, , , ,

Shiba Inu – Saiba tudo sobre esta raça

O shiba inu é a menor e mais antiga de todas as raças japonesas. De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), esse cachorro chegou perto da extinção após a Segunda Guerra Mundial. Durante essa época, sobraram apenas três linhagens diferentes.

Após a queda no número de indivíduos na segunda grande guerra, o shiba inu conseguiu se recuperar e hoje há um aumento considerável de cães da raça na Europa, Austrália e América do Norte. Segundo o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, este é um típico cão spitz considerado o mais popular do Japão.

Temperamento e personalidade do shiba inu

Um cão dessa raça possui um temperamento naturalmente independente, por isso o adestramento torna-se uma atividade difícil de ser executada.

Apesar desta característica, o shiba inu tem diversos aspectos positivos como uma personalidade alerta, ativa, atenta, confiante e ousada.

Shiba inu sorrindo

Essa raça é independente, mas gosta de estar na presença do tutor (Foto: pixabay)

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um shiba inu?

Um filhote de shiba inu pode custar R$ 5 mil, podendo variar para preços menores dependendo do criador. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situações desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Por ser um cachorro muito ativo, o shiba inu não é recomendado para morar em apartamentos. Além disso, o animal precisa de exercícios físicos todos os dias como um passeio pelo parque, por exemplo.

3. É um bom companheiro para crianças?

De acordo com as informações oferecidas pelo veterinário Bruce Fogle, essa raça é calma com crianças e se dá bem com outros cães. Contudo, é um cão indicado para tutores já experientes, pois demanda muito tempo e dedicação com relação ao adestramento.

4. Shiba inu late muito?

Ainda com relação a experiência do autor do livro “Cães”, o shiba inu raramente late, mas prefere uivar.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Shiba inu gosta de desfrutar da presença da família, por isso não gosta de ficar sozinho em casa por muito tempo.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem dos cães dessa raça é dupla e áspera, nestas condições não costuma cair com muita frequência. Portanto, o derramamento de pelos é sazonal, demandando uma escovação semanal para deixar a pelagem brilhosa e limpa.

Comportamento do shiba inu

O cachorro dessa raça é ágil e aprecia a diversão com seu tutor, principalmente durante um passeio. Falando nisso, o shiba inu precisa de exercícios diários que podem ser colocados em prática em com jogos ou até mesmo longas caminhadas.

Além disso, o cachorro apresenta um comportamento possessivo sobre as pessoas e as coisas que lhe pertencem. Por esta razão, é necessário iniciar o adestramento desde cedo. Para que desta forma seja possível evitar que o cachorro tenha problemas com agressividade devido ao ciúmes.

Características físicas

Cuidados específicos

De acordo com informações da American Kennel Club, o shiba inu pode apresentar alguns problemas de saúde. Em alguns casos, o cão desenvolve displasia do quadril, luxação da patela e doença ocular.

Esses problemas de saúde podem surgir hereditariamente, por isso é importante que o criador faça testes antes de submeter um casal à procriação. “Os bons criadores utilizam testes genéticos de seu estoque de reprodução para reduzir a probabilidade de doença em seus cachorros”, explica a AKC.

Filhotes

Filhotes de shiba inu precisam frequentar o veterinário com mais frequência. Isto porque, nessa fase inicial da vida, o sistema imunológico do cão não está completamente desenvolvido. Desta forma, o médico vai aplicar as vacinas polivalentes com o intuito de evitar doenças como cinomose, parvovirose etc.

Além disso, ainda filhote o cachorro precisa também passar pelo treinamento, para modular os comportamentos indesejáveis. Entre as atitudes que precisam de controle nessa raça estão a possessividade e o instinto independente.

Curiosidades desta raça

Segundo a AKC, shiba inu é uma das nove raças de monumentos do Japão. Porém é o preferido entre os japoneses. Já de acordo com a classificação do site a respeito das raças mais populares no mundo, este cão ocupa o 44º lugar.

O shiba inu também ficou mundialmente conhecido após o filme “Sempre do seu lado”, onde um cão dessa raça dividia o protagonismo com o ator norte-americano Richard Gere que interpretava um professor universitário.

Na trama, o cãozinho é resgatado pelo docente e os dois se tornam grandes amigos. O roteiro é baseado em uma história verdadeira de um cão japonês chamado Hachikō. E trata-se de um linda história de lealdade.

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do shiba inu

(Foto: pixabay)