, , , ,

Shih Tzu – Saiba tudo sobre esta raça

O shih tzu surgiu na China e só veio aparecer no Ocidente na década de 1930. Nos Estados Unidos, a raça só foi levada após três décadas. Atualmente no Brasil, este animal é uma das raças mais queridas para companhia. E a popularidade deste pequeno cão só tende a crescer.

Desde a criação, o shih tzu foi pensado em um cão para fazer companhia à nobreza da China. Por esta razão, não é classificado como um cão de trabalho. O nome desta raça significa “cão leão, ganhando mais sentido quando o animal é da cor tradicional amarelo-ouro.

Temperamento e personalidade do shih tzu

Uma das principais características dessa raça é que o shih tzu tem um temperamento muito confiante. Além disso, é um animal extrovertido e determinado. Muitos criadores definem esse animal como um cão assertivo, ou seja, que é direto e autêntico.

Muitos criadores definem o shih tzu como um cão assertivo, ou seja, que é direto e autêntico

O nome desta raça significa “cão leão” (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é a personalidade desse cãozinho, pode-se dizer que ele é amigável e brincalhão. É um animal afetuoso, principalmente com as pessoas da família. Mas com estranhos pode apresentar um comportamento reservado e desconfiado.

Além disso, o shih tzu é carinhoso, encantador e companheiro. Pode ser ainda um animal com tendências à teimosia e ao sentimento de independência, por isso o aprendizado pode se tornar um pouco mais difícil.

Veja também: 30 nomes ideais para batizar cães shih-tzu

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um shih tzu?

Filhotes de shih tzu não são baratos. A média de preço desses cães varia entre R$ 1.500 a R$ 4 mil, dependendo do canil ou criador.

Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Sim, o shih tzu é um cão ideal para apartamento. Isto porque, trata-se de um cão que não necessita de muito espaço e nem de muito exercício. Ficar deitado no sofá, ao lado do tutor já é o “paraíso” para um cachorro dessa raça.

3. É um bom companheiro para crianças?

Por ser um cachorro bondoso, dócil e muito brincalhão, o shih tzu torna-se um verdadeiro e leal amigo para as crianças. Prontos para qualquer brincadeira, é uma excelente companhia para toda família.

4. Shih tzu late muito?

No geral esse cão é silencioso, mas por estar sempre em alerta o shih tzu acaba latindo para visitas estranhas. Contudo, esta não é uma característica negativa desse animal, só precisa ser melhor trabalhada com o auxílio de algum treinamento. Em outras palavras, é um cachorro que late só quando necessário.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O tutor não deve deixar o shih tzu ficar sozinho em casa por muito tempo, uma vez que esse animal é muito afetuoso e ligado à família. Neste sentido, a ausência das pessoas que ele ama pode prejudicar no crescimento saudável desse pet.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Apesar da pelagem longa e densa, essa raça não tem tendência a soltar muito pelo. No entanto, a pelagem necessita de muita atenção e cuidado do tutor, principalmente em épocas de climas quentes.

Comportamento do shih tzu

Com já dito anteriormente, esse cãozinho pode ter uma forte tendência à assertividade. Por esta razão, acaba querendo fazer o que bem entender. Se o tutor não colocar limites, o que é feito com um bom treinamento, o animal pode se tornar assertivo demais e isso resulta em alguns problemas de comportamento, como a teimosia.

O shih tzu também é um animal que age de forma rápida e apresenta comportamento destemido. A procura pela companhia do tutor pode ser uma atividade constante na vida de um cão desta raça, demonstrando-se amoroso e afetuoso.

Características físicas

Cuidados específicos

De acordo com o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, no seu livro intitulado “Cães”, o shih tzu pode ter dois problemas de saúde comuns. Problemas congênitos que afetam os rins ou que atinjam o sistema de coagulação do sangue.

Desta forma, é preciso que o tutor verifique anomalias urinárias nos cães logo nos primeiros meses de vida do bichinho. Outra forma de tratar possíveis problemas de saúde é buscando se informar a respeito dos pais deste cãozinho. Isto porque, muitas doenças podem ser hereditárias.

Shih tzu também é propenso a apresentar doenças periodontais que podem causar, entre tantos outros problemas, as seguintes situações: inflamação da gengiva, mau hálito, perda dos tecidos de sustentação dos dentes e até mesmo a perda definitiva dos dentes.